A Pedagogia Sistêmica está a transformar a forma como vemos a educação. Mais do que apenas um meio para transmitir conteúdos acadêmicos, a pedagogia sistémica propõe uma abordagem que acolhe o aluno na sua totalidade, respeitando a sua história, as suas origens e o seu contexto familiar.

Inspirada nas Constelações Familiares de Bert Hellinger e desenvolvida no contexto educacional por Angélica Olvera García no CUDEC, no México, a Pedagogia Sistêmica representa um salto evolutivo no ensino ao valorizar a ligação entre aprendizagem, autoconhecimento e vínculos familiares.

O Que é a Pedagogia Sistêmica?

A Pedagogia Sistêmica baseia-se no entendimento de que cada aluno carrega consigo uma história de vida que se conecta com os sistemas dos quais faz parte, como a família, a escola e a comunidade. Bert Hellinger, psicoterapeuta e criador das Constelações Familiares, identificou que padrões emocionais e comportamentais podem ser herdados de geração em geração e que, ao trazer esses padrões à consciência, podemos entender e resolver questões inconscientes que afetam o desenvolvimento.

Aplicada à educação, essa abordagem propõe que a aprendizagem ocorre de maneira mais plena quando o aluno é visto como um ser inserido num contexto maior, onde a sua história e as suas relações familiares são reconhecidas. Assim, a Pedagogia Sistêmica permite que o estudante perceba a importância das suas raízes, promovendo um sentimento de pertença e uma valorização das suas origens e experiências.

Angélica Olvera García, uma das maiores referências em Pedagogia Sistêmica, aplicou a visão de Hellinger ao ambiente escolar através do CUDEC, no México. Olvera e sua equipa integraram práticas sistêmicas nos currículos acadêmicos, transformando a forma como os alunos aprendem e se relacionam com a escola. A aprendizagem transcende o conteúdo formal e incentiva os alunos a explorar a sua identidade, fortalecendo os laços familiares e o desenvolvimento de habilidades emocionais que impactam positivamente a vida escolar e pessoal.

Segundo Olvera, ao reconhecer a influência das dinâmicas familiares na educação, os professores podem auxiliar os alunos de maneira mais eficaz, ajudando-os a superar bloqueios e dificuldades que não estão apenas relacionados com a matéria acadêmica, mas também com questões emocionais e familiares. Esta abordagem humaniza a relação professor- aluno e fomenta um ambiente de confiança e acolhimento, no qual o estudante se sente respeitado em toda a sua individualidade.

A Pedagogia Sistêmica propõe uma série de práticas que promovem o autoconhecimento, a empatia e o reconhecimento das origens. Algumas dessas práticas incluem:

1. Diálogos com as Famílias: Para a Pedagogia Sistêmica, a família não é apenas uma participante ocasional do processo educacional. Ela é um parceiro ativo e fundamental. Encontros e conversas com os pais e familiares ajudam a compreender o contexto de cada aluno e permitem que o professor ajuste a sua abordagem pedagógica de forma personalizada.

2. Respeito pela História Pessoal: Os professores são incentivados a conhecer e valorizar as histórias dos alunos, através de atividades que permitam que cada estudante expresse as suas experiências e origens. Isso contribui para que eles se sintam acolhidos e seguros, fortalecendo a autoestima e o respeito próprio.

3. Trabalho em Grupo e Interdependência: Através de atividades que fomentam a cooperação e o reconhecimento dos papéis de cada um dentro do grupo, os alunos aprendem a valorizar as diferenças e a importância de cada contribuição. Este senso de interdependência reforça a coesão e o espírito de equipa, fundamental para abraçar os desafios do mundo de hoje.

4. Integração da Ancestralidade e dos Valores Familiares: Projetos que incentivam os alunos a conhecer e a partilhar a história das suas famílias promovem o orgulho e o respeito pela própria herança. Este reconhecimento amplia a compreensão de si mesmos e do seu papel na sociedade.

Os resultados da Pedagogia Sistêmica são vastos e vão além do desempenho escolar. Entre os benefícios observados estão a melhora da inteligência emocional, da capacidade de resolver conflitos e da autoestima dos alunos. Quando um estudante percebe que a sua história e a da sua família são respeitadas, ele sente-se mais motivado e confiante para enfrentar desafios.

Além disso, a Pedagogia Sistêmica melhora o ambiente escolar como um todo. Professores desenvolvem uma visão mais ampla dos desafios e das potencialidades de cada aluno, criando uma atmosfera de apoio e compreensão que favorece a aprendizagem. A relação entre escola e família também se fortalece, uma vez que ambas colaboram de maneira mais efetiva para o desenvolvimento integral do aluno.

A Pedagogia Sistêmica oferece uma visão de futuro para a educação que transcende o modelo tradicional de ensino e num mundo onde as relações e a identidade pessoal têm se tornado mais complexas, esta abordagem propõe uma formação que integra saber, emoção e pertença. Mais do que formar alunos preparados para o mercado de trabalho, a pedagogia sistémica visa formar seres humanos conscientes, empáticos e resilientes, que reconhecem a importância das suas raízes e são capazes de construir um caminho de crescimento pessoal e social.

A Pedagogia Sistêmica representa uma verdadeira revolução na educação na medida em que traz um novo olhar para o papel da escola e do professor, onde a educação é um processo de conexão e autodescoberta. Em última análise, ao reconhecer a importância da história, das relações e do sistema ao qual cada aluno pertence, esta abordagem revela-se como um caminho para uma educação mais humana, integrativa e transformadora.