CONSTELAÇÕES SISTÉMICAS. Familiares, Jurídicas e Organizacionais

As Constelações Sistêmicas são uma poderosa ferramenta terapêutica que permite identificar e resolver dinâmicas ocultas e padrões disfuncionais em diferentes contextos da vida. A abordagem foi desenvolvida por Bert Hellinger e baseia-se na ideia de que todos nós somos influenciados pelos sistemas a que pertencemos, como a família, o local de trabalho e o país onde nascemos.

Isto porque o legado que recebemos ao nascer tem, para além das características genéticas facilmente identificáveis (características físicas, fisionomia, estrutura corporal, doenças, gostos e aptidões), uma dimensão invisível (emoções, sonhos, segredos, padrões que se repetem, etc.) que tantas vezes determina o nosso comportamento, os sentimentos, as nossas relações e a forma como vemos o mundo.
Falamos da herança transgeracional que recebemos com a vida. Falamos de todos os antepassados que vivem dentro de nós, tal como vivem os nossos pais. E falamos da urgência em olhar para a nossa história com todo o legado invisível que a compõe para nos conhecermos melhor, para nos tornarmos mais conscientes e nos curarmos, integrando e processando as dores de quem veio antes.

Assim, ao quebrar ciclos e padrões negativos que se repetem de geração em geração, as constelações sistêmicas facilitam e potenciam o trabalho terapêutico e emocional dos que escolhem viver mais plena e conscientemente, bem como dos que vieram antes e dos que virão depois.

 

Constelações Familiares

As Constelações Familiares são a forma mais conhecida desta abordagem, pois é na família que tudo começa.

A família é um sistema em que as pessoas estão interligadas através da força invisível do Amor, a força que mantém os membros da família unidos, independentemente de terem ou não consciência desse Amor.
Quando esta força deixa de fluir livremente surgem muitas vezes conflitos, doenças e sentimentos dolorosos (tristeza, raiva, medo etc.) que passam de geração em geração.

As constelações familiares focam-se nas relações e nas dinâmicas que se estabelecem entre os membros da família ao longo de gerações. Muitas vezes, padrões de comportamento, sentimentos de exclusão ou questões não resolvidas são passados de geração em geração, afetando a vida dos descendentes.

Através das Constelações Familiares é possível trazer luz a essas dinâmicas inconscientes e promover a cura e a reconciliação, permitindo restaurar o fluxo de amor e a compreensão entre os membros da família.

Através da constelação é possível a tomada de consciência do que está na base de determinada situação e, em simultâneo, trazer harmonia para o sistema, libertação e cura para o momento e para as gerações futuras.

 

Constelações Jurídicas

As Constelações Jurídicas aplicam os princípios das Constelações Sistêmicas ao campo do Direito. São usadas para compreender as dinâmicas ocultas que estão na origem dos conflitos que sustentam grande parte dos processos jurídicos.

Na verdade, os conflitos em assuntos tipicamente jurídicos, tais como heranças, divórcios, regulação das responsabilidades parentais, partilhas, dívidas, insolvências, contratos, trabalho, sucessão de empresas familiares e nas organizações, têm quase sempre raízes sistémicas relacionadas com factos ocorridos nas gerações anteriores, inexistindo muitas vezes qualquer conhecimento sobre eles.

Uma constelação jurídica permite aceder aos padrões repetitivos e a lealdades do sistema em conflito de forma a ajudar as pessoas a se libertarem desses nós e a encontrarem soluções mais justas e equilibradas, que considerem o bem-estar de todos os envolvidos e a paz no sistema.

 

Constelações Organizacionais

As Constelações Organizacionais aplicam-se ao mundo corporativo e organizacional, ajudando a identificar e resolver conflitos internos, melhorar a comunicação e a liderança, e alinhar os objetivos da organização com os valores e necessidades dos seus membros. Ao visualizar a estrutura organizacional e os papéis de cada membro da equipa, é possível detetar problemas subjacentes, como falta de clareza nos papéis ou lealdades conflituantes, permitindo que a organização funcione de maneira mais harmoniosa e eficiente.

 

A técnica pode ser aplicada a diferentes situações pessoais e/ou profissionais:
-Relacionamentos;
-Bloqueios;
-Conflitos;
-Decisões;
-Sintomas;
-Doenças;
-Padrões repetitivos;
-Situação desafiante;
-Prosperidade;
-Processos jurídicos

PARA QUEM?
A constelação sistémica é uma técnica que interessa a todas as pessoas que se revejam em alguma das situações acima descritas, e também a todas as pessoas que estão interessadas no seu crescimento pessoal e que desejam apenas conhecer e participar.
Um grupo de constelações sistémicas é uma experiência terapêutica para todos os participantes, quer para os que trazem a questão para constelar, quer para os que participam, sendo ou não chamados para representar. Isto porque se trata de uma experiência vivencial e fenomenológica muito profunda e transformadora.

 

COMO?
A técnica da constelação sistémica é vivencial e fenomenológica, decorrendo em sessões de grupo sob orientação de uma terapeuta sistémica/facilitadora de constelações.

 

FACILITADOR DE CONSTELAÇÕES:
Paula Alves Viana  / Sofia Salter Cid

INSCRIÇÕES:
Formulario https://forms.gle/GwGdd3FJCTN4AtNd9

E-mail: gerak@affectum.pt

Contacto: 351 915 270 270

 

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *