Sendo mais compreensivos connosco e aceitando-nos mais, também podemos ser mais tolerantes e amáveis com os outros.
Honrando as limitações de nossa própria imperfeição humana, podemos suportar o erro dos outros.
Kristin Neff, Autocompaixão
O Affectum iniciou ontem os Ciclos de Expansão da Consciência com o workshop Enealove – O eneagrama nos relacionamentos amorosos.
Estiveram presentes vários casais e singles que chegaram ao Affectum à procura de conhecimento sobre os grandes desafios n(d)as relações, e todos saíram conscientes de que as relações são o resultado da vontade e da mudança de cada um, e que quanto mais se conhecerem a si próprios, melhor conhecerão os outros também.
Para este processo de autoconhecimento descobriram o Eneagrama, um mapa utilizado desde a antiguidade, que apresenta 9 tipos de personalidade. Trata-se de um mapa dinâmico que, para além de revelar a nossa essência, indica também os distintos caminhos de evolução.
Hoje é usado ao redor do mundo como uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento pessoal e organizacional, precisamente porque analisa o indivíduo numa espiral evolutiva em que a expansão da consciência do eu tem como base o conhecimento da nossa essência, do que nos move e nos prende.
Ao longo de duas horas traçamos possíveis caminhos para cada um em si resgatar aquilo que é a sua essência, promovendo a consciência e a aceitação que nos permite viver de acordo com quem realmente somos. Quando integramos conteúdos inconscientes ao nosso senso de eu, aprendemos a olhar para nós mesmos e para os outros com menos julgamento e mais aceitação.
Este é o ponto de partida para que possamos ter relacionamentos equilibrados e prazerosos, que nos acrescentem e nos permitam realizar o nosso propósito, vivendo de acordo com os desígnios da nossa alma.
Nos relacionamentos amorosos, o Eneagrama permite a cada um entender-se melhor e reconhecer as suas necessidades emocionais na relação com o outro. Assim, conhecendo o eneatipo do parceiro, adquirimos maior consciência e compreensão da pessoa com quem nos relacionamos, abrindo caminhos de crescimento a dois.
Com vários casais presentes, foi possível tomar consciência de que somos parte ativa na forma como nos relacionamos e que a nossa essência também nos mostra o que cada um procura num relacionamento, tendo sido possível identificar o que move cada um para um gesto carinhoso, bem como o gatilho para o conflito em cada eneatipo.
Com casais recentes e casais que partilham vidas há 20 anos, foi interessante sentir a magia do amor e como as almas se encontram, se unem e se aperfeiçoam num processo alquímico de crescimento pessoal a quatro mãos.
O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação. Carl Jung
Queres saber mais sobre ti e a forma como te relacionas? O Eneagrama pode ajudar.
No Affectum esperamos por ti. Vens?
Comentários recentes