Quando nos deparamos com a necessidade de escolher algo entre várias opções possíveis, nem sempre sabemos o que decidir, sobretudo quando se trata de uma opção que vai influenciar a nossa vida.
Escolher implica tomar uma posição. Uma decisão que nos vai fazer abdicar de algo para escolher um outro caminho.
No percurso escolar e dependendo da fase escolar em que o jovem se encontra, 9º ou 12º ano, estas escolhas são muitas vezes fortemente influenciadas pelo grupo de amigos ou mesmo pelas expectativas ou profissões dos pais ou familiares mais próximos.
Na maioria das vezes, esta escolha implica não só escolher a área e/ou o curso, mas também a escola, a universidade, manter amigos ou “abandoná-los”.
Surgem os medos, as ansiedades de fazer a escola certa, de estar à altura do desafio.
Importa fazer escolhas conscientes e construir projetos de vida realistas, em que as capacidades e gostos deverão caminhar lado a lado, com segurança e espírito de missão.
Não raras vezes, a ansiedade aumenta quando os interesses são muito diversificados, mas também quando há ausência de interesses, o que dificulta o posicionamento e o investimento numa área, podendo levar a fazer escolhas ao acaso.
Cada vez mais cedo, estas escolhas são impostas aos jovens, geralmente no período de adolescência, que por si só é um período de dúvidas, questionamentos.
Cada pessoa tem um dom único e uma maneira única de expressar esse dom. Descobrir isso e colocar esse dom ao serviço dos outros e do mundo, é condição para a realização pessoal e de felicidade autêntica.
Como responder a essas exigências cada vez mais precoces, sem o jovem se conhecer?
Se queres ser feliz e realizar-te como pessoa, descobre o teu dom único, o teu jeito único de o expressar e coloca isso a serviço dos outros e do mundo.
O maior desafio da vida é descobrir quem nós somos. O segundo maior desafio é ser feliz com o que se descobriu.
Descobrir quem eu sou, quais as minhas potencialidades e limitações, descobrir a minha essência como aquela verdade mais profunda que eu carrego, saber por que estou aqui e para que nasci, encontrar um sentido para viver, uma missão, um propósito de vida e um projeto de futuro… são as condições de uma existência com sentido e com valor.
As sessões de Teen coaching do Affectum, com o apoio do eneagrama, vão permitir ao jovem mergulhar em si, rumo a esta auto descoberta.
Marcações através do 915 270 270
Comentários recentes