"Não há enfermidades, mas sim enfermos" Hipócrates

A Naturopatia é uma medicina natural integrativa que aborda e trata o ser humano como um todo de forma holística, com a consciência de que cada um é único, possui as suas particularidades, sendo constituído por um corpo físico e corpos energéticos, o emocional, o mental e o espiritual. Trata-se de uma área da saúde que envolve, para além da cura do ser humano, a cura do planeta, pois acredita que a cura das questões internas dos seres humanos potencia a envolve a cura do todo.                

A Naturopatia utiliza técnicas e produtos naturais nas suas intervenções, tendo como propósito maior a prevenção de doenças através do reforço do sistema imunitário, da promoção da saúde e da qualidade de vida do ser humano nos vários aspetos da sua vida. O seu grande diferenciador é que a aposta que faz na saúde do ser humano é feita através da natureza!

A Naturopatia é um movimento que sempre existiu e que acompanha a vida do homem na terra, ganhando nome nos tempos modernos. Todos conhecemos a história dos curadores que se socorriam da natureza para curar os homens e até animais, muito antes da medicina convencional tal como hoje a conhecemos. Essa medicina alopática que usa os medicamentos produzidos em laboratório é muito recente, se a comparamos com outros sistemas médicos como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurveda, que são milenares e naturais.

Enquanto a medicina convencional trata especificamente os sintomas e a região do corpo onde a doença se manifesta, a Naturopatia procura desvendar as causas emocionais e mentais que desencadearam aquele sintoma ou doença, tendo uma visão mais abrangente de todo o processo e da forma de tratar e curar a pessoa. Através da visão do todo, o naturopata acredita que a recuperação de um distúrbio orgânico e/ou emocional acontece, não apenas através dos mecanismos fisiológicos e orgânicos, mas também com a força da energia vital de cada um, aquela energia gerada pelo pensamento, pelas emoções, nas relações com os outros e com o meio ambiente.

Como um conjunto de técnicas com raízes ancestrais, a Naturopatia orienta o ser humano para o (re)encontro consigo mesmo e com a natureza, restaurando o equilíbrio e a harmonia em todas as áreas da sua vida: na relação com o próprio corpo, com os pensamentos e emoções, na relação com os outros, com o trabalho, com a espiritualidade, etc. Para isso, além de sinalizar as causas dos sintomas ou doenças da pessoa, a Naturopatia promove a capacitação do indivíduo no sentido de conseguir fazer as mudanças de estilo de vida necessárias para uma vida mais saudável, apoiada nas técnicas que melhor se adequem a cada pessoa, que é única!

Na definição das PICS (Práticas Integrativas e Complementares de Saúde) a Naturopatia surge como uma prática que requer formação própria e especializada dentro da área da saúde, sendo-lhe reconhecidas várias técnicas que podem ser utilizadas pelo naturopata no âmbito do seu trabalho de prevenção e de cura, como também em projetos e programas sociais, pois trata-se, na verdade, de um movimento que pretende trazer luz e consciência ao ser humano, rompendo os limites que o prendem a estados de sofrimento e insatisfação constantes que o colocam ausente de si mesmo, submerso em ansiedade, depressão e medos, sensações essas que assolam hoje grande parte da humanidade.

Como práticas integrativas e complementares de saúde que podem ser utilizadas na Naturopatia temos o reiki, a terapia floral, a aromaterapia, cromoterapia, cristaloterapia, quiropraxia, medicina tradicional chinesa, ayurveda, yoga, yoga do riso, biodança, ventosas, acupuntura, dietética e a meditação.

 

Naturopata – Marcela Tonus

 

Contacta-nos para marcar uma sessão:
-E-mail:
bemvindo@affectum.pt 
-Contacto: +351 915 270 270