“Educar a mente sem educar o coração, não é educação" Aristóteles

Vivemos tempos em que o crescimento exponencial da informação e os avanços científicos e tecnológicos colocam à educação e às escolas desafios sem precedentes, que resultam ser um convite sério à transformação que se impõe neste sistema.

A educação é a base de qualquer sociedade e desempenha um papel vital na formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno, razão pela qual a urgência de uma mudança estrutural e interna no sistema educativo é por demais evidente. Já não basta acumular conhecimento e informação. É urgente aprender a Ser.

O Projeto AltaMENTE da Escola Alcaides de Faria em Barcelos é um exemplo inspirador desta mudança. Promovido por um grupo de professores Ubuntu (um programa que visa promover as competências socio emocionais da comunidade escolar), o projeto AltaMENTE, reconhece a importância da inteligência emocional na formação de cidadãos completos e equilibrados, e, agregando profissionais do desenvolvimento humano, está a desenvolver um trabalho inédito junto de toda a comunidade escolar (professores, alunos, familiares e auxiliares).

O principal objetivo do projeto AltaMENTE é promover a literacia emocional entre alunos, professores, auxiliares e pais, com um foco especial em duas áreas de competência: Relacionamento Interpessoal e Desenvolvimento Pessoal e Autonomia.

A abertura deste projeto a todos os membros do sistema educativo (alunos e pais, professores e auxiliares) tem tanto de imperioso como de inovador, e surge da tomada de consciência de que tudo está ligado, de que todos fazemos parte de um sistema e que uns não existem sem os outros.

A pedagogia sistêmica é uma abordagem educacional que se baseia nos princípios dos sistemas e nas teorias sistémicas, que reconhecem a interconexão de todos os elementos que fazem parte do todo. Esta abordagem distingue-se pela sua visão ampliada do ensino e da aprendizagem, reconhecendo que os alunos não são apenas indivíduos isolados, mas parte de sistemas mais amplos, incluindo a família, a comunidade e a sociedade.

Com o mote “quem sou, de onde venho e para onde vou?,” este projeto ambicioso traz uma nova visão para o futuro da educação em Portugal, promovendo não apenas a busca do conhecimento, mas também a busca de autoconhecimento.

A parte do indivíduo, Quem Sou Eu? é trabalhada pela terapeuta Sofia Cid que, através do eneagrama e da tomada de consciência dos 9 tipos de personalidades, convoca a comunidade escolar a refletir sobre a sua identidade, valores, crenças, habilidades e interesses, promovendo o autoconhecimento e permitindo que cada um se entenda melhor a si mesmo, aos outros, e assim reconheça a sua forma de olhar o mundo. Também se desenvolve a tomada de consciência do corpo através de ferramentas de mindfulness, promovendo uma maior consciência de si e da forma como nos posicionamos na relação com o outro.

No que toca à história familiar do indivíduo, De Onde Venho? Cabe à Joelma Duarte convidar a comunidade escolar a explorar as suas raízes, a sua história familiar, cultural e o contexto social, promovendo uma compreensão mais ampla das influências que moldaram e moldam as vidas de todos.

A terceira parte do projeto, Para Onde Vou? Será desenvolvida pelo Eric Schnaider, que orientará os convidados a pensar sobre os seus objetivos, aspirações e o impacto que desejam ter nos outros e no mundo, agora mais de acordo com o verdadeiro SER de cada um, a sua essência. É um incentivo à definição de metas e objetivos para o futuro de uma forma mais ecológica e eficaz.

Neste caminho a educação vai além da mera transmissão de conhecimento, pretendendo acima de tudo formar indivíduos completos e conscientes da sua identidade, história e propósito na sociedade. As questões formuladas não têm respostas definitivas, mas são uma ferramenta poderosa para promover a reflexão, o desenvolvimento pessoal e a conexão com o mundo ao nosso redor. Reconhecer que as emoções estão intrinsecamente ligadas à forma como nos relacionarmos connosco e com os outros, permite-nos compreender como as nossas emoções afetam e são afetadas pelos sistemas de que fazemos parte. A Pedagogia Sistémica incentiva a empatia e a compreensão das emoções dos outros, promovendo relações interpessoais mais saudáveis e harmoniosas. Importa aprender a comunicar eficazmente, expressando as nossas emoções e necessidades de maneira construtiva.

A urgente mudança na educação envolve uma nova visão que prioriza a inteligência emocional, para além do desenvolvimento cognitivo, sendo e Projeto AltaMENTE um exemplo inspirador da mudança que é da responsabilidade de todos fazer acontecer. O futuro convida a que o autoconhecimento, a inteligência emocional e todas as competências humanas andem de mãos dadas com o conhecimento acadêmico. Mais do que super-heróis, o futuro precisa de super-humanos!