A mediação familiar em Portugal, está ainda hoje, muito presa à ideia do conflito latente e da disputa, pois na maioria das vezes a mediação é o último recurso, o fim de linha do casal, rumo à separação.
E se te dissermos que a mediação não serve só para resolver divergências no divórcio?
A Mediação conjugal é um processo de mediação para casais que estão a passar por problemas ou dificuldades conjugais e que querem ficar juntos. Casais que querem trabalhar as suas questões de forma construtiva e estão dispostos a aprender a resolver conflitos, por forma a evitar o divórcio.
A Mediação Conjugal para UNIR e reforçar o casal, é uma abordagem prática e orientada para soluções, para a resolução de conflitos identificados pelo casal, para o retorno ao diálogo, onde o casal negoceia e desenvolve as suas próprias soluções para o conflito.
À medida que o processo de Mediação conjugal progride, o casal aprende a usar novas técnicas para identificar e abordar as suas necessidades, bem como as necessidades do outro, não só na relação conjugal, mas também no seu dia a dia.
Através da Mediação Familiar Sistémica e com as metodologias do Coaching de Relacionamentos, o casal pode desenvolver planos concretos ou modos de ação úteis para lidar com seus conflitos e dificuldades conjugais. O casal trabalha com o mediador e coach, que os apoia na definição das verdadeiras questões e no alcance da sua compreensão, descobrindo interesses ocultos e criando opções para quebrar impasses, melhorar a relação do casal e as suas habilidades de comunicação interpessoal.
Todas as relações, e os casamentos não são exceção, passam por momentos difíceis. Mas se todos terminassem o seu casamento em tempos difíceis, não haveria casamentos duradouros. Por outro lado, nas separações é frequente as pessoas descobrirem mais tarde numa nova relação, que voltam a repetir os velhos padrões.
Os casamentos bem-sucedidos na vida têm uma grande profundidade e beleza porque houve investimento e vontade de crescer junto.
Desta forma, na Mediação Familiar Sistémica o divórcio/separação pode ser apenas o Plano B, que pode ser ponderado, cabendo no processo de mediação a reflexão sobre as implicações emocionais e jurídicas de uma separação familiar/divórcio, dando ao casal a possibilidade de fazer uma escolha mais consciente e alinhada com o propósito de vida de cada um.
Muitas vezes é deste trabalho na Mediação Familiar Sistémica que surge para o casal um Plano C, que não é mais do que uma renovação de votos com novos pactos entre duas pessoas que aceitam assumir e respeitar a transformação que, inevitavelmente, acontece ao longo do tempo em cada um e, por conseguinte, na relação conjugal.
OLá
Acho que eu e o meu marido precisamos de apoio no nosso casamento, pois há problemas recorrentes e dolorosos.
Olá Ana. Se quiser pode ligar para o 915 270 270 e agendar uma primeira sessão.
Olá! Sou Lucimara, minha esposa é eu estamos passando por um processo de separação, precisamos de apoio para abertura de diálogo. Vocês podem nos ajudar?
Boa tarde Lucimara. Sim, podemos ajudar. Solicitamos que entre em contato através do 915270270, para informações e agendamento. Obrigada.